Campus Camaçari

   Com o compromisso histórico de sempre buscar responder às crescentes demandas sociais na expansão e qualificação do ensino profissional, o IFBA implantou uma unidade na cidade com o principal polo industrial da Bahia e maior complexo industrial integrado da América do Sul. Em 03 de outubro de 2007, com autorização de funcionamento da portaria nº 937, publicada no dia 02 de outubro de 2007, do Ministério da Educação, a cidade de Camaçari ganhou em desenvolvimento econômico e social com a inauguração do IFBA Campus Camaçari.

    Não por acaso, nos meses iniciais de funcionamento, ofereceu à comunidade local cinco cursos de extensão: eletricidade básica, desenho técnico, informática, comandos elétricos industriais e projetos elétricos em locais de habitação. Embora a receptividade tenha superado as expectativas, não foi possível ministrar novos cursos por causa das atividades letivas, que começaram em 11 de fevereiro de 2008, nas modalidades integrada e subsequente, com um total de 200 alunos.

    Em 2008, através da Lei nº 11.892 – sancionada pelo Presidente Luis Inácio Lula da Silva, que cria 38 Institutos Federais e institui a Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no país – o CEFET-BA recebeu o nome de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA. Esta mudança favoreceu à maior abrangência da formação profissional e tecnológica, contribuição para o desenvolvimento regional e acolhimento de novos públicos. A UE de Camaçari, então, passou a ser IFBA Campus Camaçari.

    Hoje, a instituição oferece cursos tecnológicos de Eletrotécnica e Informática nas modalidades de ensino integrado e subsequente e Curso Superior de Licenciatura em Matemática. Conta com uma equipe de 62 professores, 36 técnicos administrativos e 14 estagiários, para atender os cerca de 534 alunos matriculados.

    Os cursos oferecidos, além de buscarem formar profissionais de acordo com as inovações, avanços tecnológicos e exigências do mercado de trabalho atual, são reflexos do perfil das empresas que compõem o Polo Industrial de Camaçari. São mais de 130 empresas químicas, petroquímicas e de outros ramos de atividade, a exemplo da indústria automotiva, de celulose, metalurgia do cobre, têxtil, bebidas e serviços, que contribuem significativamente com o PIB estadual.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Camaçari
Loteamento Espaço Alpha, s/nº, Limoeiro, Camaçari, BA. CEP:42.802-590 // (71) 3649-8600 // camacari@ifba.edu.br