Estudantes de Camaçari realizam visita técnica a Canudos

Os estudantes do terceiro ano dos cursos técnicos de TI e Eletrotécnica realizaram uma visita técnica a Canudos (BA), entre os dias 05 e 07 de abril. A visita é uma das ações do Projeto de Extensão “Os Sertões: Território, Identidade, Artes e Narrativas”.

Nesta V Edição do Projeto, a visita a Canudos teve como objetivos a visita ao Parque Estadual de Canudos e ao Memorial Antônio Conselheiro, a coleta de dados, por meio de fotografias, filmagens e entrevistas, que servirão para produção de materiais de audiovisual para futuras exposições e a realização da I Noite Cultural em Canudos.

A I Noite Cultural contou com a participação de alguns moradores ilustres, como o poeta local José Américo Amorim, o Guia Local Jamilson, o músico Pedro do Acordeom e a Cia Teatral de Canudos. O evento teve ainda a exposição da II Mostra Fotográfica Itinerante "O sertão é do tamanho do mundo", que permanecerá no local até o dia 24 de abril.

A Mostra foi exibida inicialmente no campus Camaçari, expondo o Sub-Projeto Selfies, que teve por objetivo oportunizar aos sertanejos de Canudos que representassem a si mesmos por meio da arte da fotografia. A Mostra apresenta a ação da selfie feita por um/a canudense (às vezes como a primeira experiência com uso de celular para tirar uma selfie) e o ato de fotografar a si mesmo, capturados pelos estudantes de Eletrotécnica. Também compôs a Mostra quatro banners com fotos referentes aos três eixos do livro Os Sertões: A Terra, O Homem e A Luta, realizadas pelos estudantes do 3º ano de Eletrotécnica e Informática. Foi criada ainda uma instalação com objetos e ambientes do sertão. Devido ao sucesso, a Mostra foi submetida ao Edital de Eventos da PROEX, a fim de torná-la uma Mostra Itinerante. Portanto, a II Mostra Fotográfica Itinerante ocorrida em Canudos foi custeada com recursos do Edital de Eventos 2016 da Proex.

O Projeto é desenvolvido pelos professores do campus Camaçari Cledson Mesquita, Liamar Francisco, Nívea Cerqueira e Vigna Lima.

O Projeto de Extensão - O Projeto “Os Sertões: Território, Identidade, Artes e Narrativas” é um desdobramento do projeto de ensino “Os Sertões”, que desde 2011 propõe às turmas de terceiro ano dos cursos de Eletrotécnica e Informática a leitura, estudo e discussão da obra Os Sertões, de Euclides da Cunha.

Para 2017, estão previstas uma série de ações como o Círculo de Leitura Literária com a obra Os Sertões; exibição do filme “A Guerra de Canudos”; exibição de documentário “Sobreviventes”; Mesa Redonda; oficina de vídeo; Visita Técnica a Canudos; Seminários Temáticos Interdisciplinares; Relatório pré-campo; Mostra de Curtas e Relatório de Campo.

Os Sertões, que teve seu início na disciplina de Língua Portuguesa, hoje é um projeto multidisciplinar, que envolve ainda as disciplinas de Educação Física, Geografia e Filosofia.

Saiba Mais:

Projeto de Extensão "Os Sertões" 2017