Programa Mulheres Mil

O Mulheres Mil foi implantado, inicialmente, como Projeto Piloto, com o objetivo de promover a inclusão social e econômica de mulheres em situação de vulnerabilidade. Em 2011, o Ministério da Educação (MEC) instituiu nacionalmente o Programa Nacional Mulheres Mil, por meio da Portaria nº 1.015 de 21 de julho de 2011. Com a metodologia Acesso, Permanência e Êxito, o Programa passou a ofertar cursos profissionalizantes às mulheres em situação de vulnerabilidade social. São cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), com carga horária mínima de 160 horas que atende um público específico de mulheres, utilizando uma metodologia específica, que privilegia temas como direitos e deveres das mulheres, empreendedorismo, economia solidária, saúde, elevação da autoestima, entre outros, buscando promover a inclusão produtiva, a mobilidade no mercado de trabalho e o pleno exercício da cidadania. O programa é executado pelas unidades da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica.

Em Camaçari, o Programa Mulheres Mil é executado desde 2013, com o Curso de Recepcionista, que atendeu aproximadamente 50 mulheres do município. Em 2014 o programa atendeu 100 mulheres com os cursos de Promotor de Vendas e Recepcionista em Meios de Hospedagem. Em 2015, aproximadamente 50 mulheres participaram do curso Vencendo a Crise. Em 2016, teve início o Programa Mulheres Mil - Beleza Cidadã, que em parceria com O Boticário, atendeu 140 mulheres com os cursos de Maquiagem/Manicure e Maquiador.

Ainda em 2016 foi inaugurado no Campus Camaçari, em parceria com O Boticário, o Módulo Vocacional Tecnológico (MVT), com salas de aula equipadas para cursos de maquiadora, massagista, cabeleireira, cuidados com a pele e manicure. Além disso, o MVT possui auditório e Salão Escola, que atende mulheres da comunidade.

Em 2017, o programa Mulheres Mil - Beleza Cidadã atenderá aproximadamente 400 mulheres através dos seguintes cursos:

Cursos FIC - Formação Inicial e Continuada

Cabeleireiro (400 horas): 60 vagas
Manicure e Pedicure (160 horas): 100 vagas
Maquiador (240 horas): 80 vagas

Oficinas:

Meditação e Respiração (40 horas): 50 vagas
Técnicas de Vendas (40 horas): 60 vagas
Criação de marcas utilziando Photoshop (40 horas): 40 vagas
Informática Básica (60 horas): 20 vagas

Conheça aqui o Plano de Trabalho Mulheres Mil

03/05/2017 - Edital de seleção de mulheres para o Programa Mulheres Mil - Edital 002/2017